segunda-feira, 11 de junho de 2012

Saúde - 12 sintomas do câncer de mama

Meninas,

Esse assunto é muito sério e não deve ser esquecido por todas nós, como nosso blog trata de tudo um pouco pois queremos sempre Be Happy. Vamos sempre ter por aqui assuntos relacionados a saúde. Isso para ajudar, alertar, animar e incentivar a todas nós a termos cuidado com o corpinho maravilhoso que Deus nos deu : =)
Fiz uma leitura sobre a doença no site do INCA e se quiserem complementar as informações passem por lá também. Além disso, posto aqui uma imagem que indica os 12 sintomas do câncer de mama, é uma imagem fruto de uma campanha que estava rolando na internet e que recebi por e-mail. Não deixem de encaminhar para as meninas que vcs conhecem, ajudar no diagnóstico precoce é uma tarefa de todas nós.



Prevenção:
Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.

Detecção Precoce:
Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. 
 Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos. É o profissional de saúde quem vai decidir quais exames a paciente deverá fazer. Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.
 
Mulheres que se encaixem nesses perfis também devem buscar orientação médica. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.
 

Assim meninas, temos que ter atenção, afinal nosso corpo é presente de Deus e por isso temos que cuidar dele. Bye bye :-)

Be Happy!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, não escrevam palavrões ou quaisquer palavras que causem danos morais a outrem.